sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Juiz inocenta JK no processo de plágio

Desde outubro, a autora JK Rowling enfrenta um processo judicial , em que é acusada de plagiar o falecido autor Adrian Jacobs, em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Segundo o advogado de acusação, JK se baseou em "As aventuras de Willy - O Bruxo",obra escrita em 1987 por Jacobs,  para criar vários elementos da série Harry Potter , como as prisões , hospitais e escolas presentes no mundo potteriano.  Para basear sua tese, o advogado ainda citou o agente de JK, que também fora empresário de Jacobs, insinuando que o mesmo incitou o plágio das obras.

Porém, a juíza responsável pelo caso, Shira Scheindlin, inocentou JK da acusação, afirmando que após a realização de qualquer comparação séria entre as obras,  fica evidenciado que as mesmas não se assemelham , em nenhum âmbito.

Harry Potter e As Aventuras de Willy- O bruxo : semelhantes?
 "A decisão da corte em inocentar JK endossa nossa posição de que o caso não era baseado em provas concretas e que comparar "Willy- O bruxo" a "Harry Potter" é absurdo" afirmou  a  Schoolastic, editora de Harry Potter.

O advogado de Jacobs afirmou que não desistirá do processo.  Adrian Jacobs faleceu dez anos após o lançamento de "As Aventuras de Willy - O bruxo" , em um hospício britânico.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    • Popular
    • Categories
    • Archives