domingo, 18 de novembro de 2007

Mundo de Harry Potter recriado em Lisboa

Lançamento do último livro da saga recebeu mais de 600 convidados na Estufa Fria

gueses de «Harry Potter» chegou. Ontem às zero horas (quinta para sexta-feira) chegou às lojas nacionais o sétimo e último livro da saga traduzido para português: «Harry Potter e os talismãs da morte».

Para comemorar o lançamento, a Editora Presença organizou uma festa semi-pública na Estufa Fria, em Lisboa, que teve início às 22.00 horas da noite e que se prolongou até à perto da uma da manhã. Os muitos jovens que se deslocaram ao local fizeram a contagem decrescente para o lançamento do esperado livro.

Esta festa de lançamento «transportou» mais de 600 convidados, fãs de «Harry Potter», para o imaginário descrito no livro, usando o misterioso cenário da Estufa Fria e recriando aqui um ambiente mágico e divertido.

«Magia na Floresta» foi o tema da celebração que convidou os maiores fãs de «Harry Potter» a viver a magia de «Hogwarts», graças ao recurso a elementos de audiovisual e de sonoplastia, bem como à presença de animadores e figurantes adultos e juvenis.

Ao longo da noite foram apresentados vários actos teatrais com figurantes de animação pequenos e grandes. No interior do espaço uma decoração com réplicas gigantes dos livros de «Harry Potter» e um grande ecrã com vídeos e animações receberam os convidados. Estes também tiveram direito a um serviço de catering com doçaria e bebidas com e sem álcool.

Pelos jardins encantadores da Estufa Fria passeavam-se várias personagens da história que interagiam com os convidados. E como que saídos directamente do livro também lá estavam a «Loja de Doces Mágicos» e o celebre «Laboratório de Feitiços» onde os «jovens mágicos» assistiram a truques de magia. O evento contou também com um «coro de feiticeiros» que cantou e encantou os mais pequenos.

Mas não eram apenas os figurantes e animadores que estavam disfarçados, alguns dos convidados vinham também trajados a rigor, lembrando os alunos da escola de feitiçaria de «Hogwarts».

«Harry Potter e os Talismãs da Mortes» só podia ser comprado a partir da meia-noite, mas desde as onze e pouco que os fãs impacientes começaram a alinhar-se em frente à banca de venda para o adquirir. Perto das doze badaladas a fila era enorme, e quando a contagem decrescente chegou ao «zero», foi a euforia e todos os jovens gritaram de excitação e alegria.

Receberam o livro em Hogwarts

A Webboom, livraria on-line pertencente ao Grupo Porto Editora, também possibilitou ao fãs a encomenda de «Harry Potter e os talismãs da morte» pela internet e registou nas últimas semanas um total de 3700 pré-encomendas.

A empresa decidiu sortear, entre os leitores que fizeram as encomendas no site, dez pessoas para receberem o livro em Londres. «São pessoas de todas as idades», disse ao PortugalDiário fonte da empresa. Entusiasmados, os sorteados e os seus acompanhantes, partiram esta quinta-feira para Londres.

O momento alto da viagem foi à meia-noite, quando, em frente à plataforma 9 e 3/4, receberam o livro. Os contemplados ainda estão por terras de Sua Majestade, mas já vão espreitando o livro. «Já li até ao 5º capítulo», disse ao PortugalDiário Pedro, de 14 anos.

Lançamento do livro em vários pontos do país

Para além da festa na Estufa Fria, um pouco por todo o país, várias livrarias e papelarias, como a Fnac e a Bertrand, abriram excepcionalmente as portas à meia-noite, de modo poder responder aos pedidos dos leitores mais impacientes.

Se todos os livros de «Harry Potter» já vendidos, fossem deitados em fila, dariam a volta ao equador de 1,6 vezes, e desde a publicação do primeiro volume, os livros de «Harry Potter» venderam em um média de 90 mil exemplares por dia.

Já com 1.3 milhões de livros vendidos no nosso país, Rowling deverá chegar em breve ao número mágico de milhão e meio de obras transaccionadas em Portugal, já que cada novo título costuma impulsionar as vendas dos restantes.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    • Popular
    • Categories
    • Archives